• Guilhoché…

    ...sinto-me como um ornato composto de traços ondeados que se cruzam e entrelaçam com simetria; tentando me redescobrir e me reinventar sem perder a essência. Com essa probidade, quero, aqui, manter em mim esse vento de espírito jovem, essa curiosidade infantil em relação ás coisas, essa espécie de encantamento em relação ao ser humano. Quero crer que somos muito maiores e mais interessantes que as barreiras que o mundo impõe e que os limites que a vida oferece. Acredito na transformação dos sentimentos e no melhor de cada um. Quero que minha inspiração esteja sempre afiada; colocando em harmonia instinto, alma, criatividade, percepção e uma dose de crítica, que pra mim funciona como uma espécie de veneno destilado. De certa forma, viver, também é seguir essa premissa. O veneno que me refiro é aquele acompanhado de uma grande quantidade de conhecimento, que servirá para discernirmos opiniões. Enfim, se você quer se redescobrir e compartilhar instantes, detalhes e informações; venha fazer parte do meu mundo!
  • Categorias

  • Twitter Valéria

  • Face Valéria Amoris

FALSAS “CORRENTES DO BEM” QUE CIRCULAM NA INTERNET

Há dias que venho adiando postar este tipo de assunto aqui no Blog. Principalmente nessa época do ano. O Natal está quase aí, um momento especial pra desejar paz, amor e felicidade a todos que passam por aqui; aqueles leitores assíduos que me acompanham, me escrevem, enfim…queria escrever algo mais gostoso e leve.

Porém, dessa vez não posso dizer que é meu “veneno destilado” falando mais alto; é minha indignação. Um “tipo de GRITO” entalado na garganta. Quero gritar, berrar pra todos ouvirem:

– NÃO ME ENVIE E-MAIL 

COM IMAGENS DE CRIANÇAS

 QUE PRECISAM DE

 AJUDA VIA INTERNET!!

Não estou sendo cruel, mas sensata. Sei que é triste vermos fotos de crianças com câncer, elefantíase, crianças que poderiam estar brincando e estão deformadas, invalidas e vegetativas numa cama. Sentimos um peso na consciência quanto recebemos esse tipo de e-mail e, se não repassarmos nos sentimos pior ainda. Porém, não sabemos de onde vêm esses e-mails e muito menos se essas crianças realmente existem.

Por isso, antes de qualquer julgamento, estou sendo extremamente realista e pratica. Visto que muitos entes queridos já estão ficando com raiva de mim porque disse pra não me enviarem esse tipo de e-mail. Pra comprovar minha tese e fazer com que meus primos, primas, amigos e por aí vai, não continuem magoados comigo fiz uma busca na internet pra provar que essas “correntes do bem” são mitos.

Ontem, fiz até contato com um blogueiro super bacana, Bruno G. Dinardi, que destina uma sessão só pra desmistificar esses assuntos Mentiras da WEB. Nesse espaço, ele apresenta sua visão sobre todo tipo de bobagem que circula pela Internet e sob sua ótica explica porque esse tipo de mensagem existe.

Vamos aos e-mails e consequentemente aos fatos. Ah! se por acaso tiver estômago fraco nem olhe as fotos, passe rapidamente (até diminui o tamanho das mesmas pra não deixar alguém enjoado).

Abaixo, segue o relato, na íntegra, do Bruno que recebeu o mesmo e-mail que eu e, também no mesmo dia:

Outra garotinha com câncer que vai receber ajuda da AOL

Recebi hoje (15/12) mais um e-mail da série “Minha filha está com câncer e vai receber uma ajuda da AOL…”.

É na verdade uma variante de um dos mais antigos falsos e-mails que circulam pela internet, falando de Raquel Arlington, uma garotinha com câncer.

Aí vai o conteúdo exato:

Caros colegas,
Repassem por favor, só quem é pai sabe a dor….

Trata-se de uma pessoa da Sinergia. Por favor, não deixe de passar!!!

Se você apagar isto sinceramente você não tem coração…
Oi, eu tenho 29 anos. Deus me abençoou com uma menina. Minha filha é chamada Raquel e ela tem 10 meses de idade. A alguns dias os doutores encontraram nela um câncer cerebral . Há só um caminho para salva-lá… Operação.

Infelizmente, eu e meu marido não temos bastante dinheiro para cobrir isto. AOL e ZDNET nos ajudarão. Pedimos a você que repasse esse email a todas as pessoas que puder e AOL limpará este e-mail e contará as pessoas recebidas. Cada pessoa que abrir este correio e passar adiante três pessoas pelo menos, nós receberemos 32 centavos. Por favor, nos ajude. Sinceramente.

Abraços
Wanessa da Silva Pinto
Chave: XL41
e-mail: wanessasp@petrobras.com.br

Petrobrás/Projeto Sinergia/Coordenadora de Curso
Telefone: (21) 3876-3235 (21) 3876-3235
Rota: 816

Essa história já é velha. Veja este artigo no site QuatroCantos.com (leia a matéria até o fim) e note como ainda há semelhanças entre essa versão e as demais que circulam pela Net.

Veja este outro artigo, em inglês, que fala sobre outras versões desta história.

O mais interessante é que esse e-mail foi enriquecido: veio com um anexo contendo um relatório médico (um arquivo chamado RELATÓRIO MANUELA.doc) de uma menina chamada Manuela Duarte Nizza, que não tem absolutamente nada a ver com a menina mencionada no e-mail nem com a mãe.

…Voltei. O Bruno, não postou o relatório, mas como recebemos o mesmo e-mail e eu já estou mais que saturada dessas histórias passei o relatório médico pro fotoshop, assim você não perde nenhum capítulo dessa novela. Segue…

Ou seja, uma miscelânea de desgraças que não têm ligação entre si e que têm como objetivo sensibilizar o destinatário. Vieram também algumas fotos anexas que parecem ter relação com o relatório e não com a história do e-mail, porque mostram um bebê com algumas manchas na pele.

…Voltei. Obvio que as fotos não são agradáveis, por isso o Bruno poupou o pessoal; mas como disse no inicio do post eu vou colocá-las. Reduzi as imagens porque eu também não sou de ferro e não quero que você passe mal. Continuando…

Enviei um e-mail para o endereço wanessasp@petrobras.com.br e, como já era de se esperar, foi rejeitado por não existir no domínio da Petrobrás.

Quando pensamos “Na dúvida, vou repassar a mensagem, porque não há nada a perder…”, estamos cometendo um grande erro.

…Voltei. No caso desse e-mail, fui um pouco além do Bruno, porque liguei no telefone que veio junto ao apelo desesperado. Sobre o telefonema ouvi a seguinte resposta: “não podemos completar a ligação, nº incorreto”.

Creio que dividir informação e conhecimento não faz mal algum. Então, quero falar de outro caso. Esse “até o momento” foi o penúltimo e-mail que recebi e, também fui investigar o caso. Dessa vez temos um garoto. Ele se chama Cleto e o e-mail com a “história” dele circula na internet, passando de e-mail por e-mail, desde fevereiro de 2002.

Segue contexto na íntegra, inclusive os erros gramaticais:

MENINO CLETO
“Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada”.

Sinceramente, espero que o nosso graozinho de areia por reenviar isto tão triste, sirva para poder ajudar a esta criatura. Só alguém sem coração pode eliminar este e-mail, não custa nada colaborar.

Obrigado pelo teu tempo e pelo teu coração.

Chamo-me Cleto e tenho 5 anos…ajuda-me! por favor.

Só reenvía-o, por caridade (e da graças a Deus se tens filhos sãos).

Cleto é um menino de Bogotá – Colombia, tem cinco anos de idade e desde os dois anos sofre de uma rara enfermidade chamada elefantiasis cumerdi, o mesmo que nos seus braços, devido a grande desnutrição, sofreu uma malformação dos ossos. Te pedimos de todo o coração a tua ajuda. Como?

Reenviando este e-mail a quantos contatos tenhas no teu livro de
direções. Por cada e-mail que se reenvíe, Cleto receberá uma qantidade de dinheiro o qual se destinará a ajuda-lo na sua recuperacao e terapias.

Cleto mais que ninguém e os seus papais te agradecerão infinitamente.

Deus te bendezirá.

Pergunto: isso é uma corrente do bem?! Você realmente acredita que se reenviar esse e-mail pra qualquer pessoa vai ajudar esse garoto que nem sabe se existe??

Independente da resposta sugiro que pesquise antes de repassar aos amigos esse tipo de mensagem. Faça uma busca simples, no Google, por exemplo. Há diversos sites onde profissionais ficam trabalhando nesses casos pra provar que esse tipo de e-mail não passa de lendas e mitos criados por uma pessoa que não tem nada pra fazer da vida e elaborou “essa fantasia” só pra mexer com a sensibilidade de outros indivíduos.

RESSALTO que não estou brigando com ninguém e muito menos pense que estou sendo grossa ou mal educada. Ao contrário, é só um ALERTA pra quem está lendo. Minha intenção é puramente de esclarecer e contribuir com a exclusão desse tipo de mensagem. Desejo que as pessoas parem de repassar esses lixos eletrônicos. Caso você sentir uma dor no coração, então pesquise antes, ok?!

Seguem endereços de pesquisas para próximos e-mails desse tipo e abaixo coloco o que os pesquisadores descobriram sobre essa criança.

Sites de pesquisas: http://www.e-farsas.com/; http://www.quatrocantos.com/; e se não acharem, vão direto para o http://www.google.com.br que é muito mais pratico e rápido.

O QUE HÁ NA INTERNET QUE PROVA A FARSA DA HISTÓRIA DO MENINO CLETO

FONTE: http://www.e-farsas.com/

É incrível o fenômeno causado pela Internet: informações trafegando em tamanhas quantidades e rapidez gera, às vezes, muita dor de cabeça! Mensagens como a de Cleto são as que mais dão trabalho para pesquisarmos devido a pouca quantidade de informações que há na corrente. No entanto, é possível fazer umas considerações com um mínimo de pesquisa:

É isso mesmo! Não há como saber por quantas pessoas o e-mail passou. Um exemplo disso é uma corrente antiga que pesquisamos – logo no inicio do E-farsas.com – sobre a pequena “Raquel Arlington”, uma menina com câncer que pedia para repassarmos seu e-mail para o maior número de pessoas e, com isso ela ganharia 3 centavos de cada mensagem repassada. É claro que a corrente era falsa.

Não descobrimos quem é Cleto e nem descobrimos se o nome do garoto da foto é esse mesmo. Sabemos que em alguns países de língua espanhola “Cleto” é uma forma diminuta do nome “Anacleto”, mas isso também não ajudou muito, pois não encontramos nada com esse nome também. Se essa fosse uma campanha séria para arrecadar dinheiro, estaria sendo divulgada nos principais meios de comunicação, não é? Pelo menos em seu suposto país natal seria fácil encontrar algo a respeito dele, mas não encontramos nada! O menino provavelmente existiu, mas sua foto deve ter sido retirada de algum arquivo médico e espalhada pela rede com essa história fajuta. Como a maioria dos hoaxes, esse não tem nem o nome inteiro do menino e nenhum outro dado para contato.

Sim, a foto parece real. Ao analisarmos mais de perto, podemos notar que não há nenhuma marca de retoque ou manipulação. Também pode-se ver que as sombras do menino são compatíveis com a parede do fundo.

Possivelmente, não! É muito comovente a história do menino deformado pela Elefantíase, mas – como sempre insistimos – não adianta ficar reenviando essas coisas. Não adianta nada. No site Encyclopedia.com podemos ver que a Elefantíase é um crescimento exagerado de certas partes do corpo e, em especial, os membros inferiores. Para quem gosta de termos mais específicos, essa doença é causada por uma série de problemas no sistema linfático. Ás vezes, quando ocorrem obstruções permanentes na correntes sanguínea paras esses membros, acontece o inchaço nos tecidos subcutâneos, deixando o enfermo com a aparência igual ao do menino da corrente. As pernas – que são as que mais sofrem com a doença – ficam semelhantes às patas do elefante e isso é que dá o nome à doença. O problema maior é o seguinte: Não encontramos o tipo de “elefantiasis cumerdi” em nenhuma página que trata do assunto. O tipo de Elefantíase mais comum é a elefantiasis filariana. Essa tal de Cumerdi não existe, ou não encontramos. Mas uma coisa é certa: essa doença não é causada pela má nutrição. Se fosse assim, só aqui no Brasil seriam mais de 80 milhões de pessoas com esse mal.

Resolvemos colocar algumas versões dessa corrente que circulam pela rede:

Versão em espanhol (texto sem correções)
Ayuda a Cleto

Cleto es un niño de Bogotá Colombia, cuenta con cinco años de edad y desde los dos años sufre de una rara enfermedad llamada elefantiasis cumerdi, lo mismo que en sus brazos debido a la gran desnutrición ha sufrido una severa malformación de sus huesos. Te pedimos de todo corazón tu ayuda, como? Reenviando este e-mail a cuantos corresponsales tengas en tu libreta de direcciones, por cada e-mail que se reenvíe, Cleto recibirá una cantidad de dinero la cual se destinará a ayudarlo en su recuperación y terapias.
cleto97@baracobauta.com. De paso agrego que tenemos que agradecerle a dios de estar sanos… hay gente que esta mucho peor que uno…

Versão em inglês (texto sem correções)

Cleto is a five- year- old boy from Bogota, Colombia. He is sufering from a very rare decease “elephantiasis cumerdi”, combined with undernurishment creating malformation in his bones. for every person forwarding this email, cleto will get monetary support for his treatment. May god bless you.

Seguem outros sites que desmitificam essa mesma história do menino Cleto, porque no Google há milhares de páginas que dizem que é mentira. Assim, qualquer um que esteja interessado pode acessar, pesquisar e confirmar o que estou postando, ou me enviar provas que estou errada. Se isso acontecer, terei o maior prazer de postar o material e me retificar. Enquanto isso não acontece:

http://www.quatrocantos.com/…/66_cleto_bogota.htm
http://www.hoaxkiller.fr/hoax/2009/cleto.htm
http://www.grupos.com.br/group/…/Messages.html?…
http://www.mundohead.com.br/?m=200809
http://www.rodrigonoticia.blogspot.com/
http://www.cantinhodaflorinda.blogs.sapo.pt/292680.html
http://www.groups.google.com.br/group/amfe/…/40298ccf4ddaf51e
http://www.uniaonet.com/espajuda.htm
http://www.unimeo.com.br/biblioteca/pdf/ref_letras.pdf
http://www.orquidearosacea.blogspot.com/…/importanteou-naotu-e-que-sabes.html

Antes de encerrar o assunto, afinal um post muito longo acaba cansando os leitores, principalmente, quando se trata de temas desse tipo. Parece que as pessoas não estão muito interessadas em se informar sobre o assunto, afinal é muito mais fácil dar um “encaminhar” nos e-mails recebidos e caso encerrado, né?!

Espero estar errada com essa minha última colocação. Pra finalizar, leia, na íntegra também, outro post muito interessante que peguei no Blog do Bruno.

E-mails falsos rendem milhões

Você que, sempre penalizado, repassa e-mails de pais desesperados de crianças desaparecidas ou doentes…

…não deixe de ler está reportagem de um jornal português!!

Jornal Tal&Qual, publicação do dia 30 de março de 2007

Essa matéria do jornal, Tal & Qual, publicada no dia 30 de março de 2007, enaltece o que escrevi e traz informações riquíssimas.

Note que o assunto envolve também outro tipo de e-mail:
aquele que oferece celular (da Nokia) ou notebooks (da Ericsson) gratuitos pra quem repassar a mensagem.

Você conhece alguém que já recebeu algum desses?

Vou repetir de novo o que já disse várias vezes nesse blog:
Não confie em tudo que recebe por e-mail!

Caso considere que a fonte possa ser real, antes de encaminhar certifique-se de alguma forma da veracidade dos fatos (deve haver pelo menos um telefone para contato ou endereço); se não houver uma forma de fazer isso e ainda assim estiver em dúvida, entre em contato com quem lhe enviou (último remetente) e tente obter informações.

122 Respostas

  1. Encontrei teu blog exatamente quando pesquisava sobre a história da garotinha das fotos, com doença de pele.
    Também recebi email contando que a menina se chamava Raquel, tinha câncer cerebral e receberia ajuda da AOL e UOL a cada email enviado.
    Pesquisei e descobri vários sites pedindo ajuda, e um deles noticiava o falecimento da menina em 02/11, em Belo Horizonte.
    Eu não repasso emails deste tipo e sempre pesquiso sobre as histórias que recebo e acho meio absurdas.

    • Tb encontrei seu site qndo pesquisava sobre a veracidade do caso da garotinha com “doença de pele”. Ao ler o relato da Luíza de q a menina morreu em BH me lembrei de que um dos meus professores (sou estudante de med em BH) nos contou q os pais de uma menina de aparentemente 2 meses havia enviado o relatório médico da criança para vários departamentos de faculdades de medicina em todo o país. Qndo ele e os outros professores do departamento de microbiologia da minha faculdade leram o relatório e viram as fotos diagnosticaram prontamente a criança como portadora de um tipo de micose (prefiro não revelar qual), mas em estágio avançado. Eles enviaram o diagnóstico para o hospital e, se não me engano, o tratamento foi iniciado prontamente. Entretanto, o medicamento utilizado em casos graves de infecções fúngicas é muito tóxico para os rins (pode levar à falência renal!) e a criança acabou não resistindo e faleceu. Só não sei se o óbito ocorreu em conseqüência ao tratamento ou à sistematização da doença.
      Acredito q a criança em questão seja a msm do email.

      Assim como vc, não repasso esse tipo de email. Parabéns pelo post.

      Aline
      Belo Horizonte (MG)

    • Isso e muito estranho, se os jornais, TVs divulgam desastes naturais que ocorreram em outros paises e nunca ocorreu de divulgar casos como eses que são enviados por e-mail ?

    • Assim como a amiga Luiza, eu recebi este e-mail e pesquisei a respeito desta notícia, só que fui mais além: na foto aparece no lençol, a marca do hospital que a garotinha estava internada. Assim, enviei um e-mail ao hospital, relatando o caso e com uma foto para que eles pudessem reconhecer, e recebi um gentil e triste retorno de que a menina estava realmente internada lá, mas que havia falecido, e quanto as fotos, foram postadas pelos pais em um site de medicina para que o caso da menina pudesse ser estudado, já que a causa da doença era desconhecida. Assim, alguém de má fé, roubou e usou estas imagens a fim de espalhar span pela internet.
      Só não sei como, depois de tantos avisos sobre este tipo de mensagem, ainda tem gente que repassa esses e-mails.

  2. Oi! Na reportagem do jornal que fala sobre os mail falsos, aparece o nome da Jornalista Catarina Vaz Guerreiro, de Portugal.

  3. Olá. Também cheguei ao teu blog por meio de uma pesquisa sobre o tal e-mail da garotinha. Já faz algum tempo que procuro pesquisar antes de repassar esse e outros tipos de correntes. Acho um absurdo quem utiliza esse tipo de manobra para fins captar emails ou até se divertir. Muito bom seu post.

  4. Viva

    O nome desse jornal é o “T&Q” (ou “Tal & Qual”), extinto em 2007. A história da menininha chamada Rachel Arlington já circula há décadas na internet. Eu já devo ter recebido essa história dezenas de vezes no email. Agora verifico tudo e raramente passo uma mensagem com um teor desse género apelativo.

  5. Oi,
    Sobre o email da Manuela, as fotos e o relatório são verdadeiros, mas o conteúdo do email foi modificado (sobre essa história da AOL e ZDNET). Recebi o email original de uma amiga que conhecia a bebê. Os amigos dos pais da criança estavam encaminhando esses emails para amigos e conhecidos na tentativa de encontrar médicos que descobrissem um tratamento eficaz para a criança. Infelizmente, a criança faleceu de infecção generalizada. O que me choca é gente que pega as fotos e o relatório de um problema sério de uma criança para gerar spam. Povo sem coração.

    • Ju, liguei para o hospital e fiquei sabendo da vericidade do caso da Manuela, e precisava muito falar com a Glaucia, mãe da Manuela, como você disse que sua amiga conhecia o bebê, pode me ajudar a falar coma Glaucia? Agradeço.

  6. Oi, enderecei-me ao seu blog através de uma pesquisa sobre o caso da menina Raquel. Recebi este e-mail através de uma pessoa confiável, e acabei repassando-o. Mas achei um pouco estranho, pois, sou estudante de medicina e nunca tinha ouvido sobre sintomas como estes para um câncer cerebral.
    Por isso, parabenizo-te por colocar este alerta para as pessoas, pois, realmente, é de cortar o coração as fotos que estão em anexo.
    OBS.: Repassei teu blog para meus colegas e amigos, a fim de alertá-los também.

  7. Llegue a tu blog por el mail de la niña con cancer, es realmente indignante lo que hacen, te felicito por tu texto, lo he pasado a mis contactos para que confirmen estas historias antes, y como siempre digo controlemos estas cadenas para que esta gente sin escrupulos no encuentre mas lugar en nuestros correos.
    Saludos.

    Fernanda
    Argentina

  8. Oi, Valéria.

    Eu também detesto esses e-mails corrente. E acho que por isso eu os receba em grandes quantidades!! rsrsrsrs

    E o pior, é que conheço várias pessoas que repassam essas mensagens a torto e a direito, apesar de já terem sido desmentidas até na mídia.

    Quando recebo essas mensagens, pesquiso sobre elas e respondo às pessoas que me enviaram, com os links dos resultados (incluindo o seu blog e o site Quatro Cantos), pedindo que pesquisem antes de reenviar esses e-mails a todos.

    Será possível que, em pleno século XXI, ainda existam tantas pessoas ingênuas que caem nessa armadilha de captação de e-mails???

    Abaixo os e-mails com falsas correntes do bem!!! =)

    Por favor, continue com o seu trabalho, de alertar as pessoas em relação a essas falsas correntes do bem, e obrigada por esta sua postagem!

    Lili.

  9. Hos doy las gracias a las personas que han formado esta pagina,ya que yo era una de esas personas que enviava los mensages ya que me parecia total mente creible.Pensava que acia bien y resulta que es un timo,kien no tiene corazon es la gente que juega con los sentimientos de las personas.

    Nuria
    Barcelona, España

  10. […] di e-mail sia i numeri di telefono risultano oggi inesistenti o scollegati, secondo questa segnalazione. E forse c’è di peggio: stando a un’altra segnalazione, la bambina sarebbe morta […]

    Italia
    Site Paoblog

    Link Attenzione

  11. de caracas venezuela.me eforsado para lerlo todo, es algo triste. y emandado atodos mis contartos.eprometido poner en ohracion la niña i en la iglecia donde me concrego alsaremos un clamor por hella. Q DIOS LA VENDIGA I TENGO FE Q SE CURARA I SERA UNA GRAN EVANGELIZTA AMEN.

    Enrique Martinez
    Caracas, Venezuela

  12. Olá Valéria, muito obrigada por todas essas informações…Infelizmente muita gente acredita nesses emails sem se quer procurar pesquisar sob o assunto, tbm estou cheia de receber esses emails…
    Legal sua postagem…Obrigada.

  13. Putz mulher.. nunca mais li meus emails e no dia que consigo!!!!rs.

    Sempre tive o pe atras com isso tanto que nunca passei, mas como minha amiga (somos intimas e ela é de confiança) me mandou e pediu, ai passei este emails pra vc e pra outros amigos…com o mesmo assunto e fotos que estão aqui!rs.

    Oh! ja li seu blog sim, mas foi um bom tempo atras…agora vou ler com mais frequencia pra me atualizar…valeu mulher!

    bj

  14. Olá!
    Realmente a principio ao receber este tipo de e-mail, fiquei perplexa e querendo contribuir de alguma maneira , acredito que a maioria das pessoas não pensavam em pesquisar por achar que não há pessoas insensatas a tal ponto de se aproveitar de um cenario como este, enfim agradeço pela informação e numa proxima vez que receber vou certificar da veracidade antes de repassar.
    Abraços
    Rosangela

  15. Não abro e não repasso correntes a muito tempo.
    Parabens Valéria. Certeira!

    Gde Abraço,
    Queridão

    Santo André (SP)

  16. Ola Valeria esse tema que você abordou é muito interessante…

    Gostaria de deixar aqui um relato do que eu penso sobre essas FALSAS CORRENTES DO BEM:

    Infelizmente somos vitimas dessas correntes, esses emails que circulam pela rede afirmando que para cada email que repassarmos, a pessoa recebera uma certa quantia para o suposto tratamento.
    Analisando o contexto dramatico do email por alguns minutos paramos e pensamos. Sera que essa historia é real?

    Conheça essa outra mensagem que recebi por várias vezes, pelos mesmos amigos. Isso porque moro numa cidade pequena do interior de São Paulo, Mirandopolis (+/- 650km da Capital). Sei que voce conhece bem nossa cidade, já que passou quase todas as férias escolares da sua infância aqui. Não tem nenhum lugar de entretenimento, como cinema, teatro, shopping, mas pela internet encontramos muitas ilusões, muitas mentiras e a maioria das pessoas acreditam cegamente nesses emails.

    Analise essa outra mensagem que circula por aqui:

    Amigos
    Este e-mail veio do Grupo de Solidariedade do Hospital Albert Einstein. Implica no dispêndio de um pouco de tempo e não custara nem um centavo.

    Tudo o que precisa e de um pouco de coração….
    POR FAVOR, envie este e-mail para todos aqueles que conhece.
    Este e o pedido de uma garotinha e brevemente deixara este mundo, pois ela tem sido vitima de uma terrível doença: o CÂNCER.

    Obrigado pelo seu esforço. Esta não e somente “carta corrente” (corrente de solidariedade), mas uma escolha de salvar esta garotinha que esta morrendo de uma seria e fatal forma de câncer.

    Esta garotinha só tem mais 6 meses de vida e como seu ultimo desejo, ela (família) quer enviar uma “carta corrente” para dizer a todos que vivam plenamente as suas vidas, já que ela nunca terá oportunidade para o fazer. Ela nunca chegara ao baile de formatura, nunca se formara no segundo grau, nunca casara ou constituir uma família.

    Ao enviar este e-mail ao maior numero de pessoas possível, estará dando a ela e a sua família uma réstia de esperança, porque a Associação Americana Contra o Câncer doara, para o seu tratamento, 3 centavos para cada nome desta corrente.

    Se, apenas uma pessoa conseguiu enviar este e-mail a outras 500 pessoas, então, eu sei que cada um de nos poderá enviar para, pelo menos, 5 ou 6 pessoas.

    E, se somos tão egoístas que não possamos gastar 10-15 minutos escrevendo/digitando (ou copiando e colando e enviando este e-mail), então e porque somos nos as pessoas “doentes”. Pensem apenas que um dia poderão estar no lugar desta garotinha.

    Lembrem-se que o que precisam dar não e dinheiro, mas somente um pouco do seu tempo.

    POR FAVOR, PASSEM ESTA MENSAGEM !!!

    Dr. Dennis Shields
    Professor Department of Developmental and Molecular Biology Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University 1300, Morris Park Avenue, Bronx, New York 1046
    Phone 718-430-3306 (LC 9:24)

    “Porque, quem quiser salvar a sua vida sem mim, perde-la-a, mas quem sacrificar a sua vida por amor salva-la-a”. Gratos.

    Agora caros leitores vamos pesquisar alguns pontos:

    Leia a primeira linha do e-mail:

    Este e-mail veio do Grupo de Solidariedade do Hospital Albert Einstein. Implica no dispêndio de um pouco de tempo e não custara nem um centavo.

    O grupo de solidariedade não existe. Também a corrente não diz em momento algum em qual dos Hospitais Albet Einstein parte esse tal “grupo”. Há hospitais Albert Einstein em várias cidades, inclusive nos EUA. Se você quiser tirar essa dúvida, entre no site brasileiro do hospital. Lá você encontrará uma nota de esclarecimento da direção do hospital. O endereço é http://www.einstein.br/alerta.htm.

    Próxima linha:

    Tudo o que precisa e de um pouco de coração….
    POR FAVOR, envie este e-mail para todos aqueles que conhece.

    Na maioria das correntes falsas que se espalham pela net, palavras como “tenha bom coração” ou “faça uma boa ação” são sempre colocadas para deixar o leitor sensibilizado e, seguidas da célebre frase que acompanham todos os e-mails desse tipo: “envie esse e-mail para todos aqueles que você conhece”. No mesmo texto você poderá verificar mais uma frase que é quase padrão: “Esta não é somente carta corrente!” Se você ler uma frase dessas em um e-mail, pode ter certeza de que se trata de uma fraude! Jogue na lixeira.

    Nas linhas seguintes, o e-mail torna-se meio confuso, confira alguns trechos:

    Este e o pedido de uma garotinha e brevemente deixara este mundo, pois ela tem sido vitima de uma terrível doença: o CÂNCER…mas uma escolha de salvar esta garotinha que esta morrendo de uma seria e fatal forma de câncer. Esta garotinha só tem mais 6 meses de vida e como seu ultimo desejo, ela (família) quer enviar uma “carta corrente” para dizer a todos que vivam plenamente as suas vidas,…Ela nunca chegara ao baile de formatura, … Ao enviar este e-mail ao maior numero de pessoas possível, estará dando a ela e a sua família uma réstia de esperança, porque a Associação Americana Contra o Câncer doara, para o seu tratamento, 3 centavos para cada nome desta corrente.

    Primeiro, o autor diz que a menina não tem chance de sobreviver. Logo no parágrafo seguinte, diz que se você mandar esse e-mail para tantas pessoas, ela receberá 3 centavos para cada e-mail enviado. E aí eu te pergunto: a criança tem chance de sobreviver ou não?

    Câncer em criança tem duas faces: ou morre rápido ou se cura rápido. Podem perguntar pra qualquer médico. Já saiu há um bom tempo atrás na Revista da Folha uma reportagem falando sobre isso. As chances de cura em uma criança são de 80%.

    Sempre você receberá e-mails dizendo para repassarem essas mensagens para o maior número de pessoas, e depois, a empresa Tal irá contar por quantos e-mails a mensagem foi passada. Quer um conselho? Delete esse e-mail.

    Mais uma observação: uma família com uma criança doente em casa ficaria preocupada em mandar e-mail para o Albert Einstein, que então iria passar para um monte de gente?

    Porque a “Associação Americana Contra o Câncer” iria se preocupar com uma só criança, e ainda por cima Brasileira?

    Vamos amigos acabar com essa “FALSA CORRENTO DO BEM”.
    Valeria Parabens pelo seu trabalho…

    Saudades,
    Ligia

    Mirandopolis (SP)

    • Oi, minha Flor, tudo bem com vc?! Também estou com saudades!!

      Valeu pela informação sobre esse caso da Associação Americana Contra o Câncer, essa corrente eu desconhecia.

      Agora mudando de assunto, Ly, sua danada, parece que vc criou uma “Corrente de Conscientização” para combater esses mitos populares…rsrs. Que bacana sua atitude!! Isso aí. Esse tipo de informação sim, deve ser passada adiante.

      Obrigada por estar sempre presente nesse “nosso mundo”, onde todos são bem vindos!! E de uma forma virtual, porém com atitudes reais estar participando da minha vida.

      Bjs gigantes ternos e fraternos,

      • Oi linda eu estou indo e vc, hein, não vem mais me ver né? rsrs…

        Vá fico felicíssima com seu trabalho. Temos sim que conscientizar nossos amigos e, em geral, todos para que não percam tempo com esses tipos de emails…

        Voce viu que legal essa materia da Associação Norte Americana contra o Cancer? Eu vi essa materia em um jornal, semana passada, em Brasilia, por coincidencia eu trouxe o jornal.

        Quando abri seu blog, olha lá vc conscientizando seus leitores; mtoo bacana sua atitude!

        Espero você aqui em Miranda ta…rsrrs…

        Ah! quanto ao Fernando de Boituva ele virou socio aqui de casa…rsrsrs…

        Vá; que vc continue a brilhar sempre, e que tudo de maravilhoso aconteça na sua vida!

        Beijooo e que saudadona sua….

        Ligia
        Mirandopolis – SP

  17. Sou de Santo André Vaaaaaaaaaaaaa!! e já recebi vários destes……..odeio correntes e geralmente não repasso, a não ser que seja de alguem que realmente eu conheça e que realmente tenha algum fundamento sério ou verdadeiro……bjs,

    Jony

  18. Ola Valeria moro em Goiania e sou amiga da sua prima, a Ligia que é de Mirandopolis, ela quem me indicou seu blog e achei muito interessante, realmente esse titulo que você escolheu para discussao é maravilhoso..

    Olha sinceramente odeio receber emails desse genero porque sei que não é verdade e apoio você nessa tese de sermos realistas e não reenviar essas mensagens que nos causam mal estar por vermos aquelas fotos…

    Parabens pelo desempenho…

    Cristiane
    Goiania-GO

  19. Ola Valeria sou de Mirandopolis interior de SP.
    Ja recebi varios desses emails mas não os repasso, porque sei que não são verdadeiros…

    Lamento que muitos dos meus amigos não saibam, porque se soubessem deixariam de me enviar esse tipo de mensagem.

    Parabens pelo blog…

    Julio Cesar

  20. Boa Noite Valeria…
    Sou de Boituva e fui convidado por uma leitora sua da cidade de Mirandopolis interior de SP,a conhecer seu blog realmente fantastico…

    Bom o que tenho a dizer que infelizmente quando abrimos nossas caixas de email nos deparamos com esses email desagradaveis, recebo-os sempre mas os excluo imediatamente,acho muito insensivel quem faz isso com imagens dessas crianças que supostamente não sabemos nem se existem…

    Parabens pelo trabalho e espero poder encontra-la em Mirandopolis ja que acredito eu que vamos nos encontrar na mesma casa..(Ligia).

    Grande Abraço..

    Fernando Muniz.
    Boituva-SP

    • Oi Fernando, tudo bem?! Fico feliz que tenha gostado do blog. Espero que volte sempre e continue contrinuindo com seus comentários pertinentes. Ah! quem sabe em breve nos conhecemos, com certeza na casa da D. Ligia…rsrs!! Essa danada, parece que criou uma “Corrente de Conscientização” para combater esses mitos populares. Me surpriendi com a atitude de vcs, afinal, a Ligia confocou a todos, de Mirandopolis (SP) a Goiania (GO)…adorei todos os comentários!!

      Mas cá, entre nós, será que um de vcs andavam enviando esse tipo de e-mail a ela?! rsrsrs. Brincadeira!!
      Informações como essa que postei são uteis e com certeza, nesse caso, devem ser passadas adiante!!
      Agradeço a todos pela atitude em deixar seus relatos e, paciência, afinal esse post é longo, né?!

      Mais uma vez obrigada pelos elogios e visita!!
      Ab,
      Valéria

  21. Ola Valeria sou da cidade de Mirandopolis e gostaria de parabeniza-la o tema que vc escolheu é fantastico

    Vamos acabar com essas Falsas correntes do bem.
    esses emails são mentirosos….

    ate+

    Fabiano Rosa.
    Mirandopolis-SP

  22. Boa noite Valeria…
    Sou de Lavinia interior de São Paulo, achei maravilhosa a sua ideia sobre conscientizar os leitores do seu blog sobre esse tema.

    Ja recebi varios desses emails e a principio me emocionava ao ve-los, ate andei repassando aos meus amigos,ate que um dia recebi um email de um amigo me pedindo pra não repassar porque era tudo fraude, ele me mostrou o sentido dessas correntes do bem..e hj detesto quando me enviam e logo quando os vejo na minha caixa de email imediatamente os excluo…

    Beijoo e Parabens

    Bruna
    Lavinia-SP

  23. Ola Valeria sou de Mirandopolis interior de SP, bom como vc sabe aqui realmente não ha entretendimento para nós jovens, a nossa maior diversao no entanto é a internet mas temos que ficar atentos a alguns assuntos principalmente quando se trata das Falsas correntes do bem…

    Recebo esses emails direto. Todos com fotos que realmente sao de partir o coração, mas como todos sabem isso é um fraude, eles tentam sempre nos comover com essas historias.

    Mas na duvida perdemos parte do tempo enviando a nossos amigos…
    Parabens pela materia…

    Esperamos por vc aqui em Mirandopolis…

    Abraços.

    Taynara Dantas

  24. Boa noite Valeria.

    Sou de Votuporanga (SP) e realmente estou fascinado por esse tema…
    Acho uma covardia de algumas pessoas, mandarem um email desses ainda mais nos sensibilizando com fotos.

    Parabens pelo tema e estou contigo vamos conscientizar nossos amigos que essas correntes do bem de BEM não tem nada…

    Abraço

    Gustavo

  25. Bom dia Valeria…eu ja recebi milhares desses emails. Não sei na verdade qual a intenção, pois esses emails com imagens fortes fazem com que fiquemos sensibilizados com a situação, eu mesma ja cheguei a procura informações sobre o caso da menina com queimaduras para ajudar.

    E isso complica tanto que quando realmente existem pessoas que precisam de ajuda, as pessoas sempre duvidam, como é o caso de uma amiga minha que tem um sobrinho com Hidrocefalia…ela mandou o emial com fotos , etc e foi enviados pra varios lugares e ela conseguiu muito menos que precisava. Caso como esses são raros, mais existem.

    Que bom que vc buscou esse assunto…

    Parabens pela iniciativa

    Um abraço

  26. Oi Valéria,

    Não sou simpatizante de correntes de e-mails. Quando as recebo dificilmente abro para ler. Quase sempre descarto.

    Primeiro porque a disseminação de vírus e praticas de golpes pela internet tornaram-se tão freqüentes que já não me sinto seguro em abrir e-mails com origens duvidosas.

    Além disso, não tenho muito ânimo para ler histórias com teor trágico. Acredito demais na força da internet, porém, não acho que seja o principal instrumento para as pessoas recorrerem em momentos de desespero.

    Parece ridículo o que vou falar, mas mensagens eletrônicas não proporcionam o contato pessoal, não transmitem sentimentos. Esse fato por si só já é o suficiente para gerar grandes desconfianças para o receptor. Como saber se aquela mensagem é verdadeira ou se não passa de mais uma daquelas porcarias que circulam pela net? Na dúvida, eu descarto mesmo, pois existe um montão de sacanas querendo se aproveitar da ingenuidade das pessoas.

    Por fim, queira ou não, nesse país existem as instituições adequadas para amparar os necessitados. É preciso saber utilizá-las.

    Bj,
    Cleber

    Santo André – SP

    • Oi, meu amigo!!

      Já estava sentindo sua falta. Vazia tempo que não vinha me visitar. Adorrroooo seus comentários, sempre coerente e perspicaz, em outras palavras, tornaram-se sua marca!!

      Vê se não desaparece novamente, afinal estamos prestes a começar a postar, frequentemente, sobre política e vc é meu alvo predileto, porque Amooo trocar idéias e conceitos contigo a esse respeito. Visto que respeito muito suas opiniões.

      Ficarei aguardando suas pisadelas por aqui.
      Bjs,
      Val

  27. Já recebi, não li e deletei. Pois eu nunca abro emails de quem eu não conheço. Deleto na hora. Essa é a melhor solução, não ficar dando pano pra manga . Quem faz esse tipo de coisa não ama a si mesmo e sente prazer em ver os outros sofrerem com uma mentira da qual eles mesmos criaram de sua mente doente. Muitos abrem por falta de informação e acabam se sensibilizando com o que encontram, admito que são mentiras muito bem feitas e muito bem boladas, por isso todo cuidado é pouco nem tudo que vemos e ouvimos tem um fundo de verdade.

    Andréia
    Bauru/SP

  28. Oi Vá!
    Apesar de ser da sua atual terra, São Bernardo (SP), nunca recebi esse tipo ridículo de e-mail, mas a pessoa que inventou não tem coração.

    Isso é coisa de quem não tem o que fazer….

    …fico indignada com esse tipo de mensagem que aparece na internet.

    Parabéns de novo pelo seu blog, está incrível! Cada vez melhor!

    Estou com saudade.
    Beijos,
    Aninha

  29. Mesmo caso, investiguei a veracidade e peguei teu Blog, muito bons os dados que vc levantou. As pessoas precisam parar de ser tão tapadas e saírem reenviando tudo que recebem.

  30. Olá!
    Como estudante de Logosofia, tenho procurado não ser veículo para pensamentos alarmistas e falsos, pela internet e não passo adiante esse tipo de e-mail sem antes pesquisar sua veracidade, se não, corro o risco de estar me unindo a uma corrente de mentirosos. Fiquei feliz em saber que mais pessoas estão também empenhadas em buscar a verdade, assim como eu.
    Um abraço,
    Liana

  31. Ola Valeria boa noite sou de São João da Boa Vista, e gostaria de Parabeniza-la pelo seu trabalho…

    Sinceramente esses emails são muito desagradaveis, eu os recebo com frequencia mas deleto-os todos…Não sei como tem pessoas que tem a capacidade de brincar com coisas tão serias…

    Parabens…

    Douglas.

  32. Boa Noite Valeria…
    Sou da cidade de Taciba divisa do PR, menor ainda que Mirandopolis uma cidade que não se tem nada pra fazer mesmo…nossa diversao é a net o msn pra tc com os amigos distantes enfim…
    Olha eu tb recebo esses tipos de emails antes eu ate ficava com dó e repassava pensando estar ajudando o proximo mas depois que a Ligia mandou pra mim uma reportagem sobre essas falsas correntes sinceramente estou decepcionada nunca pensei que o ser humano chegasse a esse extremo. Agora quando-os recebo imediatamente os deleto…
    Parabens pela iniciativa…

    E quando for pra Mirandopolis de uma esticadinha ate Taciba pede pra Ligia trazer vc, ate poderemos marcar uma palestra sobre esse tipo de assunto aos nossos jovens Tacibenses.

    Atenciosamente
    Viviane.

  33. Eu acredito muito no poder da internet para ajudar pessoas, sou a favor do nobel da paz para a internet, trabalho com social media para a Região Toscana na Italia mas… não acredito em e-mails desse gênero.

    Na verdade não duvido que casos como este existam e que de repente algum deles seja verdadeiro. O problema é que, como se trata de uma espécie de “telefone sem fio”, a notícia pode ser mudada e chegar ao destinatário final completmente distorcida.

    Como as famosas lições de Regina Brett. Um dia resolvi publicar o texto do e-mail idêntico no meu blog Brasil na Italia informando que se tratava de uma corrente via email. No texto do email diziam que Regina Brett tinha noventa e poucos anos.
    Poucos dias depois que publiquei o texto a propria Regina Brett me escreveu informando que ela não tinha noventa, mas 53 anos! Me deu o link do seu site, atualmente eu sou fan da pagina dela no Facebook e tudo mais.
    (Leia aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2009/08/45-licoes-que-vida-ensinou-regina-brett.html)

    O que a gente conclui? Que uma corrente via e-mail só tem efeito se for relacionada a um site sério, a uma comunidade na internet onde seja possível realmente entrar em contato com a pessoa que escreveu o e-mail original. Sem essas informações o texto se transforma em mais uma lenda.

    A internet é o meio certo para pedir ajuda, mas talvez o e-mail não seja o instrumento apropriado.

    abraços,

    Barbara

  34. DE FATO, SEMPRE QUE RECEBO EMAILS ASSIM, COSTUMO REENVIA-LOS….. FICO COM O CORAÇÃO APERTADO……. VALEU PELO TOQUE DADO!!!!! IREI FILTRAR MAIS AINDA OS EMAIL QUE RECEBO PARA
    NÃO REENVIAR PERDENDO ASSIM O MEU PRECIOSO TEMPO E FAZENDO OUTROS AMIGOS PERDEREM O TEMPOS DELES TBM.
    OBRIGADA.

  35. Oi! Va

    Ja recebi e mail e foi uma polemica no serviço, foi ate esse ultimo caso da menina com flor no jornal.
    As pessoas infelizmente sao muito inocentes, queremos sim ajudar mais temos que verificar a fundo a veracidade.
    Parabéns por sua matéria.

  36. Oi Vá, sabe como é o pessoal aqui de Santo André, sempre querendo ajudar alguém. Por isso, sempre recebo e-mail desse tipo. Mas nunca verifiquei se era verdadeiro e tambem nunca repassei por precaução…
    Bjs,

  37. Oi Vá,
    Acabei de receber esse e-mail e deve ser mais um caso desses ai que vc ta estudando…não averiguei se é verdade, mas acho que não. Por isso, te passo…acho que vai ajudar. Dá uma analisada no formato do e-mail que também veio com fotos, a diferença desse é que o menino sumiu.
    Bjs,

    Assunto do e-mail: Procuro MEU FILHO de 3 anos desaparecido

    Favor repassar… é uma criança longe de sua família.

    “Poucas pessoas podem dizer ao se deitar:
    Senhor trata-me amanhã como eu tratei o meu próximo hoje”.

    Pessoal, vamos ajudar, não deve ter nada pior no mundo!!
    Deus abençoe!

    URGENTE
    Procuro desesperadamente meu filho de 3 anos desaparecido desde 21/06/2009.

    AJUDEM POR FAVOR, A DIVULGAR A FOTO DELE NA NET…
    Peço ajudas a todos, que, por favor, dIvulguem estas fotos dele na net.

    Pois ele sumiu da cidade de São Carlos, interior de São Paulo.
    Ele nasceu no Rio de Janeiro. Vindo com ele para minha terra natal,onde eu jamais poderia imaginar que eu passaria por este pesadelo.

    A policia não tem nenhuma informação concreta sobre seu paradeiro esta sendo um mistério a forma de como este anjinho sumiu.

    Peço encarecidamente que orem a Deus por ele.
    Desde já grata a todos.

    (11)8687-5361

    AMIGOS VAMOS AJUDAR! SÓ REPASSAR
    NUNCA SABEMOS O DIA DE AMANHÃ

    OBS: não estou conseguindo colocar as fotos. Te envio por e-mail e veja se é o mesmo que caso que recebeu na semana passada.

  38. Oi Lú, muito obrigada. De fato recebi esse e-mail a uns 15 dias. Está identico ao seu, mesmo conteúdo apelativo e tel. para contato. Porém, ainda, não averiguei se é veridico ou não. Assim que farei te aviso.

    Porém, nesse e-mail não há nomes, nem da mãe, tampouco da criança….percebeu?! Mas vou checar com carinho e seguem as fotos, que vc me mandou. Foram as mesmas que também recebi….tudo igual, minha amiga…

    Se é verdade ou não…a corrente já está na rede.
    Bjs,

    • esse caso, eu acho que é verdadeiro e alguém pegou e transformou em corrente falsa pra você por email, pois vi numa comu do orkut o procuro desesperado do garoto dessa foto onde só pedem pra que se virem esse garoto darem informação, não mandam corrente e não pedem dinheiro.

      • O fato é verídico, mas o e-mail é falso

        “Procuro desesperadamente meu filho de 3 anos desaparecido desde 21/06/2008.

        AJUDEM POR FAVOR, A DIVULGAR A FOTO DELE NA NET… Peço ajudas a todos, que, por favor, dIvulguem estas fotos dele na net. Pois ele sumiu da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. Ele nasceu no Rio de Janeiro. Vindo com ele para minha terra natal,onde eu jamais poderia imaginar que eu passaria por este pesadelo. A policia não tem nenhuma informação concreta sobre seu paradeiro esta sendo um mistério a forma de como este anjinho sumiu. Peço encarecidamente que orem a Deus por ele. Desde já grata a todos.
        (11)8687-5361 (11)8687-5361 (telefones falsos)
        Laércio Garcia

        Obs: Os telefones e o nome do pai são falsos. O pai verdadeiro chama-se Antonio Carlos Ratto e mora no Rio de Janeiro.

        Ver: http://www.saocarlosoficial.com.br/noticias/?n=Pai+do+menino+Lucas+critica+policia+e+continua+oferecendo+R$+60+mil+por+informacoes_HPXEFWUILC

        25 de Junho de 2010

        “Não existe crime perfeito. O que existe é crime mal investigado”. A frase de desabafo é de Antônio Carlos Ratto, pai do menino Lucas Pereira, que desapareceu há dois anos em São Carlos, na região Central do Estado de São Paulo.

        Ratto, que vive no Rio de Janeiro, não esconde a frustração com o trabalho da Polícia Civil nas investigações. “Eu começo a por em dúvida a competência da polícia. Há muitas frases de efeito, tais como: ‘É uma questão de honra para a Polícia descobrir o paradeiro desta criança’.

    • Acabei de receber este, por isso vim parar aqui no blog, estava pesquisando rs. Obrigada!!!

  39. Valeria, desde que me mudei pra Juiz de Fora (MG) que não leio e nem repasso esses tipos de emails. O corre corre do trabalho não permite tempo pra isso. Simplesmente apago com emails de bancos, remetentes desconhecidos e torpedos de promoções.

    Parabens pelo texto.
    Abraços
    Fernando Oliveira

  40. Valéria, primeiro, parabéns pelo trabalho de pesquisa e pelo texto!! Sempre soube, desde que nos conhecemos, há muuuuito tempo!! (rs…), que vc era uma jornalista (e escritora!!) excepcional. Sua curiosidade, ousadia, persistência, vontade de aprender sempre mais, garra… são talentos indispensáveis para o bom jornalista/escritor. Seu blog, seus trabalhos, seus textos… só ratificam o que eu já enxergava desde que tive o privilégio de trabalhar (e aprender muito!!) com vc. Parabéns!!
    Sobre o tema dos e-mails falsos, já recebi milhares, mas nunca, nunca mesmo li nenhum “de cabo a rabo”. Sei lá… Sempre fui muito cética e, apesar de achar a internet uma maravilha!, sempre tomei (e ainda tomo) muito cuidado com o que lia, escrevia em sites de relacionamento, com mails que recebia etc. etc. Além desses mails pedindo ajuda, ainda há aqueles que dizem que, se vc mandar a mensagem para tantas pessoas, vai ganhar um computador, uma TV… Nunca fui atrás de nada para saber se era verdade ou mentira, mas também nunca mandei grana para ninguém, nunca “cliquei” para votar em nada ou ajudar alguém, nunca reenviei essas mensagens que prometem prêmios… Agora, muito importante também é que todas as pessoas fiquem alertas quanto a “supostos” e-mails de bancos. People, muito cuidado!! Os bancos não costumam mandar mails para ninguém (clientes)!! Tudo ainda é feito via carta/correio. Portanto, olho vivo!!
    Beijos e mais sucesso para vc!
    Da amiga e admiradora
    Bel

    • Oi Bel; obrigada pelo carinho minha amiga!! Saiba que o sentimento é recíproco.
      Bjs,
      Val

  41. Boa noite,
    encontrei o seu blog exatamente qdo estava procurando algum relatorio que falava da doença do “Cleto”
    essas pessoas querem sensibilizar nos q temos coração…enquanto eles são uns monstros em se aproveitar e modificar e fotos de crianças inocentes…
    isso eh um absurdo…devemos ser mais alertas ao enviar dados desconhecidos…
    Obrigada por alertar as pessoas…quem sabe mtas pessoas tenham a sorte de encontrar esse espaço e parar de ajudar essas pessoas insanas…

    Bjus

    • Oi Márcia, tudo bem?!
      Fico feliz que o post tenha te ajudado. Minha intenção era justamente a de alertar as pessoas qto essas correntes. Em breve, desejo postar algo mais concreto, com mais informações sobre esses casos; visto que a repercussão me surpreendeu. Obrigada pela visita e comentário.
      Bjs,

    • Eu penso que um dos objetivos dessas correntes é obter um número cada vez maior de endereços eletrônicos que sirvam para vendas,propagandas e outros. Seria como uma caderneta de clientes, afinal de contas quanto mais endereços maiores oportunidades, assim como fazem os vendedores por telemarketing; descobrem nosso telefone na lista ou em outro lugar e nos ligam oferecendo um monte de coisas

  42. Caríssima Valéria!
    Essa tua cruzada veio bater em minha reflexão num momento muito especial.
    Não imaginas o quanto oportuna esta matéria que me foi enviada por uma amiga a quem mandei ´o apelo do cleto´, ainda ontem…
    Na mesma ordem – e aumentada de cerca de mais uns 500 – estou repassando a quem enviei a corrente e sugerindo que leiam teu blog.
    Obrigado pelo que fazes!
    Por estares aí.
    BiraCunha
    Pelotas,RS

  43. Oi Vá, acabei de receber outras dessas correntes. Dessa vez é filha de um Sr. Natanael da EMATER. Vc nem imagina a quantidade de pessoas que estavam copiadas neste e-mail. Vou te enviar por e-mail vc dar uma olhada.

    Tem razão, na boa intenção as pessoas reenviam os e-mails sem checar. No e-mail que eu te passar vc verá a foto da criança e a mensagem apelativa….enfim, mais um e-mail daqueles…

    Bjs,

    • Lú, bom dia!!
      Isso mesmo. Mais um caso de hoax!! Olha sua menininha aí e a mensagem que disse. Também, recebi esse e-mail; porém no meio do ano passado. Vc acredita?!
      Obrigada pela colaboração, hen!!
      Bjs,

  44. eu recebi no começo desse ano um email desses com falando que a mulher se chama ”Krista Marie” e tals com a filha dela. Hoje eu recebi um email igualzinho, só que com outro nome pra mulher, ai eu resolvi pesquisar. FUI ENGANADA! nunca mais vou repassar e vou divulgar esse site, obrigada por postar, foi de muita ajuda.

  45. Boa noite, recebi o email sobre o menino cleto e pela primeira vez resolvi pesquisar, pois achei muito interessante a patologia citada no email…ai achei seu blog..gostei muito e vou indicar seu blog pra meus conhecidos para que eles tbm fiquem ligados …

  46. Olá, Valéria!
    Parabéns pelo seu blog, gosto muito de lê-lo, e…

    …sempre que recebo e-mails deste tipo, sempre me preocupo em saber da sua veracidade através do google, do seu blog e sempre me decepciono com tamanha falta de humanismo de quem faz esse tipo de coisa e coloca para tantas pessoas repassarem para tantas outras e muitas vezes contendo vírus dificeis de serem excluídos de nossas máquinas, enfim, torna-se um grande prejuízo para cada um de nós, e o que é pior, expõe muitas vezes crianças que de fato estão padecendo de algum mal, sem cura, sem esperança (apenas em Deus) e muitas até já nem existem mais em nosso mundo e mesmo assim pessoas infelizes tentam invadir nossos sentimentos a ponto de nos sensibilizarmos e muitos passam a encaminhar para tantas outras pessoas e que muitas vezes esses maus e-mails tornam-se conversa de parada de cafezinho em nossos trabalhos, pensando nós que de fato aquilo era verdade.
    Vamos acabar de vez com essas fraudes, e com essa de repassar tudo aquilo que passam pra gente, vamos pesquisar mais e repassar menos.
    Um forte abraço,

    Mericley Santana
    Arapiraca/AL

  47. olá, tdo bom? estava mesmo procurando por “respostas”, tambem canso de receber essas correntes todos os dias! da menina com cancer cerebral e que não tem nada a ver com a menina da foto tambem ja recebi, primeiramente, eu achei estranho, tentando imaginar a relação entre o cancer e as manchas pelo corpo, eu pensei em realmente deletar, mas fiquei pensando se realmente fosse verdade, eu estaria sendo uma pessoa horrivel! fiquei comovida e repassei pros meus amigos, esses dias recebi uma corrente falando de uma fraude da rede globo, referente ao criança esperança, no email questionavam a conta da “unicef”, no começo nem me percebi, fui dar uma pesqui e vi que essa corrente existia e era falsa, pois nada tem a ver com a unicef e sim com a unesco, mandei um email de volta pro meu amigo que havia me enviado, alertando-o da falsidade do email…esses dias também recebi um email de um alerta de virus kleneu 66, fui pesquisar tambem, falso, lógico, então alertei a pessoa que me enviou….hj em dia não acredito mais nessas coisas, nem ler não leio…legal o seu blog exitir! vou ficar atenta a novos posts! bjsss

  48. Fico triste toda vez que abro meu email e vejo essas ”correntes do bem”. Abusam da bondade das pessoas, que ficam penalizadas e começam espalhar emails como do garoto Cleto.

  49. eu recebi,um e-mail,sobre a menina com cançer,repassei e fui pesquisar sobre a tal menininha,pra ver se poderia ajudar a familia
    mas descobri q a menina ja faleceu
    eu peço aos pais que acreditem em DEUS
    ele sabe o q faz
    um abraço bem forte pra eles

  50. Muito,boa sua pesquisa,cansei de enviar,estes e-mails,decidi pesquisar,assim encontrei seu blog,e bom saber a verdade,sobre estas correntes.a gente fica com o coração na mão,pessoas crueis,como podem montar uma palhaçada dessa.
    obrigado pelas,informações,boa tarde…..

  51. Oi Valéria,

    Parabéns pela sua pesquisa, admiro o fato de você ser uma pessoa crítica assim como eu. Também achei seu blog pesquisando a veracidade da corrente da menina Raquel. Eu acredito que não existem “correntes do bem”. Pra mim, toda e qualquer forma de corrente é lixo eletrônico. As vezes leio, as vezes não. Mas nunca repasso. Obrigado pelas informações.

  52. Acabei de receber esse e-mail, recebo vários toda semana, também fui pesquisar se era verídico ou não, achei teu site e achei muito interessante, são várias e várias histórias, raramente passo corrente, acho isso ridículo, mas certas coisas vão continuar a existir, a gente querendo ou não. Parabéns pela informações, me foram bastante úteis. Sucesso. :*

  53. e não custa nada, faça sua parte….
    Operação. Infelizmente, eu e meu marido não temos bastante dinheiro para
    cobrir isto. AOL e ZDNET nos ajudarão. Pedimos a você que repasse esse
    e-mail a todas as Pessoas que puder e AOL limpará este e-mail e contará

    eu recebi esse pela manhã eu já estava preparada pra mandar esse Email mas não sei o que deu cai no seu blog. parabéns pela sua pesquisa

  54. Acabei de receber este e-mail mas, como sempre faço, informo sobre os e-mail falsos que circulam pela net. Não encaminho mais estas mensagens e comunico sobre a falsidade delas.

  55. olha eu tbm odeio correntes de orkut inclusive postei algo sobre o assunto no meu blog com as amigas tipo acho uma puta falta de etica uma pessoa usar esse tipo de imagem na rede da forma q usa isso é muito feio eu numca acreditei em correntes e recebo varias no e-mail e no orkut tbm tem varias e sempre iguinoro depois vcs veeem lah o post q eu fiz no meu blog tah e deichem um comentarioo sobre sua opnião no assunto http://www.blogdatralala.blogspot.com/ ve lah gente

  56. Oi, Val!
    Tudo bem?

    Hoje, eu e algumas amigas recebemos o e-mail da Raquel, eu pesquisei na Internet e vi que o e-mail é falso. Mas elas estão inconformadas com as imagens do bebê, será que é verdade? O bebê tem alguma doença realmente, ou até a foto é falsa? É possível saber? Nao encontrei nada.

    Obrigada

    Beijos
    Flávia – IMES

    • Oi Flávia, tudo bem?!

      Flor, aparentemente o caso é veridico; porém a mensagem apelativa do corpo do e-mail é falsa e a menina já veio a falecer…e parece que não era cancer e sim um desses casos de graves de infecções fúngicas, em que o tratamento é forte e muito tóxico para os rins – podendo levar à falência renal. Por fim, hipoteticamente parece que foi o que veio acontecer com a Raquel; ela não resistiu e acabou vindo a falecer.

      Essas informações recebi dos comentários postados logo no inicio desse post: Luisa; Aline e Jú. Dá uma lida (são os primeiros) que conhecerá um pouco melhor a história.

      Bom é isso….

      Espero ter ajudado.
      Bjs;

  57. Gostei muito as suas postagens !! Que bom que existem pessoas como vc para combater esse mal que assola a internet !! Agora vou sempre procurar saber antes de enviar qualquer mensagem como estas que vc falou !! Muito obrigado !! ;D Sou seu mais novo fã !!! Sempre que puder vou estar dando uma passadinha por aqui !!!

  58. PORRA!!.Tô puta da vida com essas desgraças q abusam de coisas chocantes como essá…por dinheiro? Mas q miseria de mundo estou?? Quase ñ dormir pensando nessa criança,cara,pois tenho uma filhinha de 1 ano..olha,sem comentarios….

    • a gente sofre pq estamos num mundo onde todos tiram proveito de tudo e de todos. Eu sou médico e tento sempre investigar a origem e a veracidade das informações que me chegam.

  59. Olá,
    estava pesquisando sobre a elefantíase quando achei o seu blog tratando sobre esses e-mails de ajuda e corrente do bem e gostei muito os pontos levantados sobre isto.
    Agora, para todos que me enviarem este tipo de e-mail, manderei um e-mail resposta com o link de seu blog para alertá-los.
    Parabéns pelo texto, será de muita ajuda para mostrar a essas pessoas “novatas” na internet que nem tudo é o que parece

  60. Estou a tentar alertar as pessoas do facebook para a fraude que está a passar e dá pelo nome AJUDA DE LAÇOS.
    Tudo começou com as fotografias da bébé Raquel que vocês têm em cima,com aquelas horrorosas manchas na pele.
    Estou a precisar de ajuda,pois já existe uma onda de protesto contra a minha pessoa!!!

  61. na minha opinião…
    eu axo que mesmo q sejam falsas devemos repassar,
    nossa parte estamos fazendo,ajudando sem botar a mão no bolso,se a pessoa q inventar o apelo fazer com outras intenções,nós podemos não está vendo mas Deus está.
    e ele vai saber que fizemos por caridade e por amor e compaixão.por esse motivo eu passo quando posso!

  62. Oi…
    Adorei seu Blog…
    Adivinha só recebi esses email e sempre repassei, pois pensava na dor da família e nunca pesquisei sobre o assunto.
    Simplesmente um dia enviei para algumas pessoas e uma delas me enviou seu blog.
    Nossa fique mal.Pois não imaginava que isso era mentira…
    Então tratei de informar a quem por engano envie os mesmo email.
    Obrigado pelo esclarecimento
    Parabéns pelo trabalho

  63. Estou de pleno acordo com vc Valéria. Hoje foi meu último dia q encaminhei estes e-mails. Fui investigar a fundo e vi que é tudo marmelada. Sou médico e sei que estas patologias existem mas fui procurar especificamente no caso do menino “Cleto” e só encontrei a foto do menino. Se vc for em qq site de busca e digitar FILARIOSE OU ELEFANTÍASE vai encontrar muitas fotos diversas desta enfermidade. É isto q penso.

  64. Outra coisa q acontece é q quem inventa esse e-mail ganha muito dinheiro. Nós ficamos muito comovidos como fiquei tb, mas temos q ver a veracidade dos fatos……eu dou um duro danado para ganhar meu salário mensal……não vou deixar que um semvergonha ganhe sem fazer nada e usando de má fé.

  65. AMIGOS,

    TERIA COMO SABER SE ESTA DIVULGAÇÃO É VERDADEIRA.

    RETRATO FALADO DE ESTUPRADOR QUE ATUA NESTE MOMENTO EM SALVADOR. REPASSEM, POR FAVOR‏

    alera repassem para o maior número de pessoas possivel.
    Reprodução | Retrato falado
    Retrato falado de um dos acusados, divulgado pelo Deam
    DEODATO ALCÂNTARA, do A TARDE
    Você tem informações sobre o paradeiro do acusado? Envie ao A TARDE On Line
    O modo de ação é semelhante: ocupando um automóvel sedã, branco, com um revólver em punho, dois maníacos já raptaram, assaltaram e espancaram pelo menos cinco mulheres em pontos distintos de Salvador, desde 27 de fevereiro. Os dois casos mais recentes ocorreram anteontem, em Itapuã e São Caetano.
    Uma das vítimas, despida, foi deixada à noite, ferida, em uma estrada no Centro Industrial de Aratu (CIA). Já há retrato falado de um dos suspeitos, feito em março, mas a Polícia Civil está confeccionando novos, a partir de relatos dos casos ocorridos mais recentemente.
    Era por volta de 20 horas desta segunda-feira, uma funcionária pública de 24 anos andava para casa, em Mussurunga I, quando dois desconhecidos passaram por ela em um automóvel (acredita-se que um Fiat Siena, com película escura nos vidros), retornaram e um dos ocupantes desceu. ‘Era magro, cabo verde (pele escura e cabelos lisos), com penteado arrepiado por gel, e me apontou um revólver pequeno, depois me puxou e me jogou dentro do carro’, contou a vítima, na 12ª CP (Delegacia de Itapuã).
    Obrigada a ficar calada, enquanto recebia tapas e socos – também sob xingamentos e ameaças de que seria morta se não colaborasse –, a jovem foi obrigada a fazer sexo oral com um dos criminosos, enquanto o outro dirigia em direção ao CIA.
    ‘Ele batia e gritava que não era para encará-los’, reproduz a delegada Francineide Moura, titular da 12ª CP, em cuja unidade já há quatro inquéritos instaurados de ocorrências semelhantes.
    Segundo a vítima, ela não conseguiu se controlar e reagiu, enquanto tinha as roupas rasgadas.
    Apesar do espancamento que sofreu, a vítima afirmou no depoimento que os criminosos não consumaram o estupro, e a abandonaram na Estrada CIA/Aeroporto, imediações da localidade de Capelão, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. ‘Roubaram a bolsa dela, gritaram para que entrasse no mato sem olhar para trás, e ainda fizeram um disparo para cima. Disseram que iam deixá-la nua, no escuro, porque reagiu’, acrescenta a delegada.
    EM SÉRIE –Já por volta de 22h30, na Rua da Goméia, bairro de São Caetano, uma dupla descrita com as mesmas características avistou uma universitária de 20 anos, que andava pelas imediações do 8º Centro de Saúde e de um colégio, também indo para casa. ‘As características são as mesmas, carro, tipos físicos e modo de agir. O rapaz magro, que faz o rapto, é muito agressivo. O outro, gordo, face arredondada, parece dar as ordens e orienta o outro ao volante, já que o parceiro não dirige bem’, detalhou a delegada da 12ª CP.
    Jogada entre os bancos do veículo, a jovem teve de orientar os criminosos para deixarem o bairro, em direção a Campinas de Pirajá, onde circularam por várias ruas semidesertas e escuras.
    ‘Enquanto um dirige, o outro faz barbaridades com as vítimas, violência sexual e espancamento inclusive com coronhadas. Depois revezam, como fizeram em Pirajá: o magro foi pro volante e o outro passou ao banco de trás para estuprar novamente a garota’, reproduziu Francineide. Ambos têm entre 25 e 30 anos, e se comunicam usando os apelidos Zé e Brother.
    A universitária foi abandonada depois de meia-noite, entre Campinas de Pirajá e BR-324.
    Ambas foram medicadas durante a noite (a primeira, socorrida na estrada do CIA e levada a um hospital). Ontem, quando constatada a semelhança nos casos, o de São Caetano foi levado também para a 12ª CP.
    ‘Só aqui tem esses dois casos, mais um da Rua da Ilha, outro da Dorival Caymmi. E tive conhecimento de outro que foi registrado na Delegacia da Mulher, no Engenho Velho de Brotas’, revelou a delegada, se referindo aos casos envolvendo, respectivamente, uma universitária de 24 anos e uma estudante universitária e comerciária de 30 anos. A primeira, também abandonada em um matagal no CIA, na noite de 4 de março, contou que, além das agressões e da violência sexual, foi submetida ao constrangimento de ter cocaína disposta em suas costas para que os criminosos cheirassem.
    A outra, abandonada na Rótula da Aeroporto, na noite de 27 de fevereiro, também passa por tratamento psicológico. ‘O que temos de mais concreto são as informações passadas pelas vítimas, mas sabemos que é um tipo de crime que afeta muito o psicológico das pessoas, o que as impede de ajudar mais ainda’, acrescentou Francineide.
    Para a delegada, a divulgação dos retratos falados e das características do carro podem contribuir com a investigação. ‘Precisamos de ajuda da sociedade, denunciando mesmo que anonimamente.
    Estamos cruzando as informações que temos para tirar esses maníacos das ruas’.
    LOBATO – Na última semana de março, uma garota de 16 anos foi estuprada no bairro do Lobato por dois homens que também chegaram em um carro. O crime foi em um matagal nas ruínas entre os colégios da PM e Raimundo Mattos, onde funcionava a antiga fábrica da Lisa – Lobato Industrial, desativada na década de 1970. O caso também pode ter relação com os da Cidade Alta.

    Grata

    Suelly

    suelly32@hotmail.com

  66. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKk… esta garota do jornal ja deve ser avó.. e esta bebe do cancer, ja deve ter feito faculdade, pois há tempos venho recebendo este email.. ha mas de 7 anos recebo tais emails, que vao e volta.. e a do garoto desaparecido entao?? Qq um pode pegar as fotos de sua familia nas redes sociais e inventar emaisl falsos, ou ate mesmo um pai, uma mae ou um parente a toa, sem nada na cabeça, inventam tais tipos de emails p fazer-nos perder tempo.. o pior e que eles colocam em risco a vida destas crianças, qwue claro, existem ou nao estariam nas fotos.SEI, LÁ, existe tanta maldade no mundo que nao quero nem pensar o q vagabundos fariam em posse destas fotos, ate montagens eroticas ou degradantes.. credo

  67. Ah, so uma informação em tempo, o email que procura o filho de 3 anos, Lucas pereira, é meio verdade.. A criança realmente desapareceu, porem o opai nao se chama laercio e nem mora em SP. Ainda mora no Rio.O pai se4 chama Antonio carlos Ratto. ratto nao so no nome pois, separado da familia, ha mto nao pagava pensao e ainda tomou a guarda do filho mais velho da mae..
    http://www.eunanet.net/beth/caso_lucas_pereira.php

  68. Fico indignada com tudo isso……
    Vi uns comentarios dizendo da historia da menina que é verdade tem até o nome da”mãe” sera que tentando encontra-la,podemos saber se é vedade?Se ocorreu isso mesmo,tb recebo esse tipo de e-mail muito tempo,mais como tenho uma bebe de 2 meses isso corta o coração,só gostaria de saber se foi verdade………..

  69. Infelizmente existem pessoas muito más em todos os lugares e setores,conheci seu blog atravez de uma amiga pois eu ajudo crianças desaparecidas fiquei booba com a quantidade de informação,uma pergunta porque é dificil tirar as fotos simuladas da internet com estas correntes falsas?temos que tomar muito cuidado com tudo hoje em dia meu Deus

  70. Valéria,
    Não aguento mais ter que responder aos amigos e parentes sobre estes falsos e-mails. É claro que as fotos sensibilizam, principalmente a quem tem filhos na mesma idade. Mas já perdi muito tempo e cansei. Cansei de ser simpático, didático e querido tentando fazer-lhes entender as tais correntes. Os responsáveis, não são apenas as pessoas más, mas também, no real sentido da palavra, os ignorantes que caem nestas besteiras e os preguiçosos que sequer se dão o trabalho de pesquisar a realidade. Ainda que a Internet esteja cheia de blogs reveladores que poderiam lhes ajudar. Alguns amigos ou parentes até reforçam a informação dizendo: “Poh gente. Vamos ajudar essa pobre criança (ou essa pobre mãe)”, e jogam a responsabilidade na mão dos outros e caem fora da sua. Hipócritas e preguiçosos! Querem ajudar? Então pesquisem e ofereçam ajuda se for real ou interrompam se for mentira.

  71. Parabéns!!!!!
    Achei ótimo!! Tem mais é que abrir os olhos dessas pessoas que ficam repassando essas correntes!!!
    Enfim coisas úteis na net, e não futeis e inuteis!!!
    Parabéns, parabéns mesmo!!!

  72. Parabéns é um utilíssimo blog.
    obrigada

  73. Oi,achei seu blog justamente quando pesquisava sobre o menino cleto.Recebi inumeros emais sobre o assunto. Eu não reenvio estes emais e também não gosto de recebe-los,os deleto mesmo. Gostei muito da abordagem sobre o assunto.
    A internet deveria ser usada somente para coisas boas e não enganosas como vemos.
    Voce está fazendo sua parte e mostrando as pessoas que tenham cuidado a repassar falsos pedidos de socorro.

    PARABÉNS !

  74. Acabei conhcendo este blog bem elaborado e bacana a partir de uma simples pesquisa no Google.

    Fui pesquisar pq tem mta gente que conheço pessoas de bom coração e que gostam de ajudar o próxiimo que repassa essas correntes,me chateia saber que mta coisa é mentira.Gostei do blog,esclarecedor e veio a enfatizar mto do que penso cada vez que recebo e-mails assim.Normalmente por não acreditar não passo para frente.

  75. Parabéns pelo blog!!!

  76. Esse eu passei por e-mail COM GOSTO!!!

    Poxa vida, as pessoas ficaram sem censo crítico…

    Valew pelo trabalho que teve.

  77. Ola…
    Antes de mais nada copiei seu post e enviei aos meus contatos com o link da pagina.

    É incrivel como recebo este tipo de e-mail e sempre das mesmas pessoas, que ja receberam diversos e-mails meus reclamando e alertanto sobre o assunto…
    Parabens pelo post!

  78. Isso é tudo comércio.
    Atraves desses emails é feito a captura de endereços e esses endereços são comercializados para grandes empresas, quem de vocês nunca recebeu um email vendendo produtos que você não sabe de onde descobriram seu endereço. Usar da sensibilidade das pessoas para comercializar produtos deveriam ser estabelicido como crime no processo penal….

  79. Saudações,
    Gostaria de parabenizar sua iniciativa de procurar a verdade por tras esses mitos da web. Deveras oportuno e esclaredor sua postagem que mostrou-se séria e competente.
    Também, usando-se dos mesmos objetivos e sentimentos que a guiaram a desenvolver este post, copiei-o juntamente com o link da página e enviei-os a todos os meus contatos.

    Valeu!

  80. O engracado e alguem vim aqui e falar que estuda medicina e achou RARO um caso desses levar a um CANCER CEREBRAL…..deve estar no primeiro semestre, estuda um pouquinho mais!! E fazem medicina no BRASIL e se acham os fodoes da medicina….KKKKKK….EU DOU RISADAS!

  81. Quantas farsas! Desde de 2009 comentam teu blog e a história ainda não mudou =/ Desde sempre não reencaminho estes e-mails, e sempre respondo quem me reencaminha dizendo que é improvável a veracidade da notícia. Sempre há algo na propria net que desmascare. Triste é saber que as pessoas não se atentam para serem mais criteriosas ao reencaminhar… Pois pensam que não custa nada e se não for verdade é só o outro deletar… nisso, milhares e milhares de e-mails já foram captados nesta falsidade.

    Parabéns pela matéria e…

    NÃO ME ENVIE E-MAIL COM IMAGENS DE CRIANÇAS QUE PRECISAM DE AJUDA VIA INTERNET!!

    =/

  82. Gostei muito da materia do seu blog, estou ate repassando para amigas que estao me enviando essas mensagens, e ate mais estou enviando para aqueles que estao enviando para as minhas amigas. Acho um absurdo, o que é pior, quem vai receber este dinheiro e como? e de tempos em tempos (ate anos) esses emails voltam, ou seja nunca acaba, basta um pouco de paciencia e procurar um pouco que a verdade aparece: tudo mentira!!!!
    Parabens pela materia.

  83. eu acho q aquel menina tem que ter o maximo da atensão dos pais e dos responsaveis e os familiares……………………………………………..

    • Oi Thamires!!

      De acordo com os outros comentários registrados nesse post tudo indica que a criança veio a falecer e a anos. O ruim são os leigos que continuam a reenviar o e-mail com a foto da menininha e o texto apelativo.

      Obrigada pelo contato.

      Ab,
      Val

  84. Realmente pessoal. Rola de tudo na net.
    E Crianças desaparecidas, roubadas! Há anos recebo os
    mesmos e-mails!
    Pelo que consta em alguns sites, a bebe raquel se chama na verdade Manuela e faleceu num hospital aqui em BH – mas, também
    não da pra saber se é verdade. O menino Cleto, ha poucos meses,
    vi num canal tv a cabo, que falava sobre doenças raras. trata-se
    de uma doença rara no sangue que provoca deformidades.
    Ele ja é rapazinho! É incrivel a falta de noção das pessoas, que
    insistem em correntes achando provedores vão doar dinheiro,
    pagar viagens, dar notebooks…

  85. Olá! Gostei demais deste post.
    O ser humano é muito sensível…tanto para o bem, quanto para o mal.
    Esse negócio de “corrente” me da enjoos.
    Somos humanos e sensíveis…mas vamos ser inteligentes também!
    Tudo tem um fundamento ou um motivo para existir. Esses e-mails de corrente servem para alimentar um banco de dados onde pessoas de má fé acabam adquirindo uma porta para invadir seu computador e roubar informações pessoais como senhas, contas bancárias, etc. Além de ser usado tambem para divulgar produtos, ganhar dinheiro, etc.
    Nunca receberam emails do além onde vende-se produtos, serviços, contos do vigário? Pois bem, se já recebeu é porque algum dia voce já participou de alguma forma dessas “correntes” duvidosas!

    O objetivo disso tudo são numeros de emails que se multiplicam exponencialmente a cada click de emails encaminhados. Assim, a base de dados fica enorme a a chance de pegar algum trouxa é mais fácil. Simples assim!

  86. Boa tarde!

    Olha, assim como você, eu concordo com estas falsas correntes. E o pior de tudo é que usam de imagens fortes para sensibilizar as pessoas, com o intuito de engana-las. Também fico indignado quando recebo estes e-mail’s, pois sei que na sua grande maioria, se não todos, são falsos. Sempre que recebo algo que não conheço, procuro primeiro investigar, e saber se é verdadeiro, do contrário nem passo pra frente, e ainda encaminho o resultado de minhas pesquisas para a pessoa que me enviou. Acredito que se todos fizermos isso, estaremos contribuindo em muito para a redução do “lixo eletrônico”. Parabéns pelo seu blog.

  87. Sem palavras pra dizer o que acho dessas correntes… melhor concordar com o que a maioria das pessoas falou nos comentários acima.
    Parabéns pela postagem, vou copiar o link e enviar para os “ingênuos” ou sem noção que ainda me enviam estas mensagens e correntes milagrosas e apelativas.
    Aff… fico farta dessa perda de tempo.

  88. Cara Valeria, toda vez q recebo um email desses, faço uma pesquisa em sites que desmistificam http://www.quatrocantos.com.br, http://www.e-farsas.com.br e no google. Normalmente são falsos. então respndo o email ” a todos” com a palavra MENTIRA bem grande e em vermelho e explicando a falsa mensagem. Acredito estar ajudando.
    Um abraço

  89. Excelente seu texto!!! Parabéns e tomei a liberdade de divulgar sua página pq tbm já não agüento esses falsos apelos!!!

  90. eu sou aderente e signatário de varias causas solidarias a nivel GLOBAL, mas vigarices e pedir para encher os bolsos de pessoas mal formadas e sanguessugas, que se aproveitam da solidariedade de outros NÃO.

  91. Bom Dia,

    tb encontrei o site em pesquisa de casos. Nunca acredito fácil nesses casos, portanto, sempre pesquiso antes de compartilhar.

    ótma matéria.

  92. […] O maior problema é que as pessoas não fazem ideia da veracidade do que repassam. Mesmo as mensagens mais tocantes relacionadas a pessoas necessitadas, com doenças raras e afins, costumam ser falsas. […]

  93. CUIDADO COM AS FALSAS “CORRENTES DO BEM”, VAMOS PARTILHAR

  94. Valéria,
    Parabéns pela iniciativa!
    Com minhas limitações eu também tento combater essa praga virtual e confesso que, depois do sita http://www.quatrocantos.com/lendas/index.htm que, aliás, ana meio parado, não se atualiza, a melhor iniciativa que encontri foi seu blog.
    Desde já passa a seguir suas publicações.
    Auando puder, leia algumas matérias que publico, nos links abaixo:

    1) http://marciocc2.blogspot.com/2010/03/hoax-boatos-pulhas-e-lendas-na-internet.html

    2) http://marciocc2.blogspot.com/2011/06/lendas-e-pulhas-virtuais-hoax-agua.html

    3) http://marciocc2.blogspot.com/2011/03/lendas-e-pulhas-virtuais-hoax-tres.html

  95. Olá! Estava a pesquisar sobre o caso “Cleto” e achei seu blog. Li e adorei encontrar esta grande fonte de informação que vou passar para meus amigos que repassam esses e-mails sem saber dos fatos e das histórias e se as pessoas são verídicas.
    Adorei o blog, parabéns!!

  96. ola valeria adorei sua reportagem eu tbm fico indgnada com falsos apelos de pessoas inocentes que sofrem com essas fotos eu conheci a Manuela carreguei a Manuela no colo e fui ate no enterro da manuela etbm tenho convivio com a verdadeira mae dela que sofre muito com isso vamos acabar com isso parabéns vc tem meu total apoio.

  97. Muito bom teu blog!! Fico vendo meus amigos repassarem correntes e mais correntes sem ter noção de que tudo é mentira e eu fico indignada,com a perda de tempo incrivél a qual eles se submetem.Vou criar um post com as referencias citadas!! Thanks

  98. Este é fake, creio que seja pois não diz coisa nenhuma, nome da criança. Filha de Maria, Jesus também foi filho de Maria. Me deem uma luz.

    Peço o grande favor que façam circular este e-mail para que a fotografia da minha filha seja vista pelo maior número.. de pessoas.
    Peço que não parem de compartilhar porque o meu coração de mãe sangra com a ausência da minha filha.

    Caso tenha alguma novidade agradeço por favor que contacte os seguintes números:
    Maria (mãe): +351 924095135 +351 924095135 (Portugal).
    Maria casa: +351 289054452 +351 289054452.
    GNR (polícia LOULÈ): +351 289 410496 +351 289 410496.

    • Esta menina realmente foi sequestrada, mas já está com a família desde 2006. A polícia de Loule (Portugal) pede que apaguem as mensagens.

  99. *

    Malvadas mensagens
    pedindo pra repassar
    à dor acorrentam?

    – FLASh

    FALSAS “CORRENTES DO BEM” QUE CIRCULAM NA INTERNET

    *

    Fernando Lopes de Almeida Soares
    (FLASh) IFP/RJ 2477412
    Rua Joanésia, 316 ap 301 Serra
    30240-030 Belo Horizonte, MG
    poetafernandosoares@gmail.com
    facebook.com/cronipoeta
    cronipoesias.blogspot.com
    twitter.com/wiflashes
    WhatsApp etc 319 9882 5505 Oi?

    .

  100. *

    Malvadas mensagens
    pedindo pra repassar
    à dor acorrentam?

    – FLASh

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1822303994679266&id=100006990498330

    .

Deixe um comentário